terça-feira, 21 de maio de 2013

Entrevista Exclusiva


A Naval Rugby está no segundo ano consecutivo de atividade tendo atualmente mais de 45 atletas em atividade desde o escalão Sub 12 até aos veteranos, incluindo as nossas princesas. Hoje dedicamos espaço do nosso blog para entrevista com 15 perguntas ao Nelson Pinto, um dos atletas mais antigos do clube e que para além de trabalhador e pai de familia, dedica muito do tempo da sua vida ao Rugby.



1 - Nelson, és um dos atletas mais antigos da Naval Rugby como vez a evolução do nosso clube e que princípios mais vês fortalecidos na Naval Rugby?

Vejo a evoluir bem acho que estamos no bom caminho. Já criámos raízes importantes para o desenvolvimento do clube e o espírito de amizade e amor à camisola da Naval. Agora é continuar a melhorar em diversos níveis e a crescer.

2 - No ano passado jogaste toda a época pela Naval na variante de Seven´s, no Torneio Nacional Equipas emergentes e este ano tiveste a oportunidade de jogar XV no CN 1ª divisão, desta feita pela Agrária de Coimbra, nosso clube Satélite. Como vês as duas competições (pontos positivos e negativos de cada uma).

A experiência no torneio de emergentes foi muito boa para quem estava a iniciar a modalidade, foi bom para ver como é realmente a competição pela primeira vez, ter a noção da logística envolvida para uma deslocação,o convívio que proporciona o rugby, a 3ª parte, sentir a evolução todos os meses a nível individual e colectivo. Os emergentes é uma experiência muito positiva para quem como eu e a Naval está nos primeiros passos na modalidade. O único ponto negativo que eu vejo neste torneio de emergentes é só haver um torneio por mês, mas também compreendo que para atletas e clubes que estão a começar assim é mais fácil estar sempre presente e ter tempo para evoluir nos treinos.

A oportunidade de ter jogado pela Agrária de Coimbra  foi espectacular  é uma equipa e clube com outra dimensão e estrutura (daí ser nosso clube Pai/Mãe), é outro nível de competição é outro tipo de jogo. A equipa, o treinador e o clube receberam-me muito bem, acho que fui conquistando o meu espaço e tenho a noção que evolui muito. Para quem começou só a treinar Seven's e depois se vê a jogar quinze, na "Primeirona", é obra... é uma competição muito disputada, onde se vê que se não trabalharmos individualmente não só nos prejudicamos a nós próprios mas principalmente à equipa, não há margem para erros ou cobardias. Foi e vou continuar a trabalhar e a fazer sacrifícios para que continue a ser uma experiência gratificante a oportunidade dada pela Agrária de Coimbra.

3 - Qual a variante Seven´s ou XV que mais gostaste de jogar e mais se adapta às tuas características (pilar)?

Sem margem de duvidas a variante de XV. Mas vou continuar a querer jogar as duas pois quero continuar a evoluir na Agrária (rugby de XV) e na Naval (Seven´s) e quem sabe num futuro próximo ajudar a Naval no Rugby XV com a experiência adquirida na Agrária, acho que é esse o objectivo traçado pela Naval e Agrária no acordo de clube satélite.



4 - Como tens visto a chegada de muitos jovens aos treinos da Naval?

É espectacular, eles é que vão ser o futuro do clube. Eu como pai de dois miúdos ainda pequenos,um de 4 anos e outro de 8 meses,espero que quando tiverem idade ingressem no rugby também de preferência no Rugby Naval e gozem a modalidade como eu e retirem os ensinamento que dela tenho tirado. A juventude precisa do desporto... é saudável!!!

5 - Terminado que está a época de rugby de XV e estás novamente focado nos Seven´s da Naval, como avalias a tua prestação na equipa da Agrária de Coimbra? (positiva, negativa...)

A minha prestação na equipa de XV na Agrária,pergunta muito difícil ... É assim, eu dei tudo para honrar a camisola. Fiz escolhas na vida, deixei de fumar para encaminhar esse dinheiro para a gasolina da carrinha,dediquei-me e esforcei-me ao máximo para ajudar a equipa. Acho que foi uma boa prestação,mas houve partes menos boas,não poder ir aos treinos todos a Coimbra  e alguma disciplina que me faltava em alguns dos jogos iniciais,demonstrando a minha inexperiência .mas acho que evolui. Mas foi quase como um sonho concretizado jogar pela Agrária,e tive a felicidade de marcar um ensaio na 1ª divisão nacional e com as cores da Agrária. Senti que esse ensaio também foi da Naval pois sem a Naval jamais teria esta experiência. Estou muito grato aos dois clubes. Agora que marquei o primeiro quero marcar mais.

6 - Faltam três jornadas do Torneio Nacional Emergentes e a Naval ainda pode ser "campeã". Vamos contar com o "pilarão" Nelson para reforçar a equipa?

Claro que sim,sempre puderam contar comigo fosse para o que fosse,é o meu clube,apesar de esta época ter estado "ausente" estava a evoluir,tudo para ajudar a Naval e fiz questão de treinar também com a equipa da naval,sempre que podesse pois os miúdos e o horário da esposa não é muito compativel (coisas de chefe de família).

7 - Queres vencer o Torneio Emergentes? Achas que a equipa vai conseguir?

Claro que quero vencer o torneio,onde jogue é sempre para ganhar. Para o Rugby Naval era uma vitória mais que merecida mas para isso temos de nos focar nesse objectivo individualmente e colectivamente  nada pode falhar. A equipa acho que vai conseguir, deve-se manter tranquila,unida e concentrada e claro a treinar,nós conseguimos...Força Naval!

8 - Apesar de teres dedicado grande parte da época à Agrária de Coimbra, visto que foste juntamente com o Jorge Silva (sub18) e a Inês Cardoso os atletas da Naval que mais nos representaram na Agrária, acompanhaste sempre de perto a evolução da nossa equipa. Como vês a prestação da equipa e dos jovens Sub 18, Sub 21 e Sub 23 que atualmente constituem a equipa principal da Naval?

Não tenho palavras que expliquem a dedicação o esforço que os treinadores jogadores da Agrária fazem por nós,são bastante importantes no nosso desenvolvimento como jogadores e pessoas,admiro imenso o trabalho deles...sinto-me mais forte como pessoa e atleta por ter feito parte daquele grupo de trabalho e acho que o Jorge e a Inês também muito evoluíram por terem tido esta experiência. Mais recentemente o João David também teve a experiência de jogar nos Seven´s pela Agrária contra equipas da Honra e 1ª divisão e marcou um ensaio e tenho a certeza que também sentiu o mesmo que eu. A porta da Agrária está aberta para todos nós tal como a da Naval está aberta para todos os "charruas" tal como tem acontecido.

9 - Como avalias a prestação dos atletas e treinadores da Agrária que tem auxiliado a nossa equipa e tem dirigido os treinos regularmente e tem jogado com as cores navalistas?

A direcção  treinadores e atletas da Agrária que tem jogado pela Naval tem feito um óptimo trabalho,tem lutado contra uma serie de adversidades, tem ajudado em diversas frente, tem transmitido a sua experiência para que este projeto continue para a frente e com muito sucesso!!! Estou-lhes muito grato.

10 - Para todos na Naval o Pedro Neto é o nosso capitão. Como vês a sua prestação dentro e fora de campo?

O Pedro Neto é um amigo, um irmão, um verdadeiro líder de homens. É incansável,admiro muito a dedicação dele pela equipa,a paciência dele dentro e fora de campo. O Neto jogou na Agrária e dai trouxe experiência e com a sua força de ginásio e com a sua força como homem tem dado muito a todos, desde os mais novos até aos mais velhos, sem ele não seriamos com certeza o mesmo clube. Sem margem de duvida é um jogador e um homem de topo. Obrigado Pedro!

11 - Apesar de não seres da direcção da naval Rugby, foste no inicio um dos grandes implusionadores e auxiliaste a direcção nos primeiros passos. Achas que a direcção da secção tem feito um bom trabalho?

A direcção tem feito um óptimo trabalho tem lutado contra uma serie de adversidades para que este projecto continue para a frente e com muito sucesso. O Nuno tem sido incansável e tem retirado à sua vida particular para bem de todos nós, é um lider em crescimento e que pode dar muito ao Rugby Naval. As coisas estão a ir no bom caminho.

12 - Achas que a parceria com a Agrária tem dado bons frutos? Quem tem ganho mais com esta parceria?

Esta parceria só tem dado bons frutos para ambas as partes...mas acho que tem vindo a usufruir mais somos nós,visto que tem vindo mais jogadores a jogar por nós,as deslocações dos treinadores à Figueira,transparecerem a experiencia deles para nós,muito bom!!

13 - Que objectivos tens para a tua carreira desportiva pessoal?
Espero jogar e treinar ainda mais uns aninhos,gostava de jogar XV pela Naval,mas enquanto não há espero continuar a trabalhar e a jogar pela Agrária e ganhar um titulo seja pela Agrária ou pela Naval!!! Gostava ainda de um dia poder jogar na divisão de honra..e quando não der para jogar mais espero dedicar-me ao treino da malta mais nova e ajudar na evoluçao do nosso clube.

14 - Onde gostavas de ver chegar a naval nos proximos 4 anos?

Eu gostava de ver a naval em pelo menos em três frentes: uma equipa de miúdos (escolinhas), uma equipa intermédia (sub 16/ sub 18 e a equipa sénior a jogar no Campeonato Nacional 2ª divisão em XV e no final da época a fazer o Circuito Nacional de Seven´s. Sei que é difícil  mas camos subindo a escadaria de vagar e com os pés bem acentes no relvado/pelado. Lá chegaremos!

15 - Para terminar o que tens a dizer a quem leia esta entrevista e queira experimentar jogar rugby na Naval?

O Rugby é para todos. Normalmente quem fala de rugby pensa logo em brutalidade, andam todos ao "pero", mas enganam-se. O rugby é um desporto com muita disciplina e humildade, um jogo de equipa, um espírito de família onde todos juntos somos um só (uma equipa). Deixa-te de preconceito  e vem experimentar,atreve-te!!! Aos que já cá andam, digo-lhes: continuem, sejam amigos, assíduos  persistentes  trabalhadores, aproveitem todas  as oportunidades que tem ao vosso dispor no Rugby Naval (e são muitas) e gozem a vida com Rugby.

QUEM É QUE NÓS SOMOS???NAVAL NAVAL NAVAL

Um abraço. Nelson "pastilha" Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário